Estrutura e Ambiência do . Operação
A exemplo do , que é base de sua origem, a estrutura do está alicerçada em 3 pilares: infraestrutura física e operacional, a infraestrutura de pessoal e a infraestrutura tecnicopedagógica.

A figura que se segue ilustra a estruturação do serviço:

A infraestrutura física e operacional inclui a disponibilização de de algumas escolas do Estado ou do Município, cada uma designada Escola Polo, com um local, dentro da própria Escola Polo, onde são realizadas a atividades de ensino e a aprendizagem dos alunos, nas modalidades on-line e presencial, quando necessário atendimento personalizado a alguns alunos.

Em cada Escola Polo, esse local é normalmente referido como Laboratório de Tecnologia Educacional e é constituído, obrigatoriamente, de instalações físicas, com computadores e acesso à Internet e uma TV LCD e, opcionalmente, recursos mais avançados de tecnologia educacional, hoje disponíveis, a critério da escola cliente.

Os alunos e seus responsáveis s podem acessar o serviço a partir do Laboratório da Escola Polo ou de suas casas. Os demais usuários (autores, professores, administradores) podem acessar o serviço a partir do Laboratório da Escola Polo ou de suas casas, conforme norma estabelecida pela agente gestor do Projeto.

A infraestrutura de pessoal é montada com uma equipe de professores da rede púbica das matérias que vão sendo paulatinamente incorporadas pelo Estado ou Município ao Projeto e de monitores disponibilizados pela escola e treinados pelo para atender os alunos nas suas dúvidas de operação do sistema.

A infraestrutura tecnicopedagógica utiliza as facilidades pedagógicas do próprio do , descrito na página Sistema SABER, permitindo que, de forma simples, lúdica e prazerosa, os alunos possam aprender no seu próprio ritmo de aprendizagem.